SÉRGIO FERREIRA DE ALMEIDA



BIOGRAFIA

DIÁCONO SÉRGIO FERREIRA DE ALMEIDA
Professor de Educação Física, militar da Reserva do Exército, diácono permanente ordenado em 1998. Especialista em liturgia com pós graduação pela Universidade Católica de Salvador-BA e em catequese com pós graduação pela Faculdade Vicentina de Curitiba - PR. É membro da Comissão arquidiocesana de liturgia de Curitiba, a qual coordenou por dois anos.
Participou do projeto de evangelização à distância do Regional Sul II da CNBB, ministrando o curso de liturgia e sacramentos através do telecurso.
Assessora cursos de teologia para leigos na área de pastoral litúrgica e catequética.

LIVROS


Celebrações na Ausência do Presbítero: Este livro, por meio de sua fundamentação e de seus diversos subsídios, possibilita tornar as celebrações verdadeiras expressões da fé, da vida e do compromisso, respondendo aos anseios das comunidades e permitindo aos evangelizadores celebrar a Palavra de Deus, conscientes da presença de Cristo neste ato. A obra torna-se, assim, um instrumento para que os evangelizadores percebam sua real importância e estejam conscientes de que o Espírito Santo suscita carismas e serviços, fazendo da celebração dominical, coordenada por ministros leigos ou diáconos, um verdadeiro ato litúrgico.



Os Fantoches Explicam a Missa: Evangelizar com fantoches, volume I “Os fantoches explicam a missa” é um livreto divertido, mas com um conteúdo muito sério.
Trata da explicação da missa com a participação dos fantoches interagindo com o público e envolvendo-os através de encenações dos fatos da vida relacionados com a celebração.
Esse primeiro volume da série Evangelizar com fantoches ultrapassou nossas fronteiras e nossos bonecos e livros chegaram a Angola, através de um missionário brasileiro que lá trabalha.
Graças ao estímulo das comunidades que o adotaram como material catequético, e das famílias que o adquiriram para um estudo familiar de aprofundamento das partes da missa, estamos lançando o segundo volume da série Evangelizar com Fantoches, desta vez tratando da Iniciação Cristã.

  

Iniciação Cristã - Lançamento neste evento
Peteleco e Tica são os protagonistas deste segundo livreto da série EVANGELIZAR COM FANTOCHES.
Eles retratam de forma alegre e divertida a comunidade que busca um encontro com o seu Senhor através dos sacramentos da Iniciação Cristã.
Sabemos que “Os sacramentos são sinais visíveis dos mistérios da nossa salvação”. Neste sentido eles são carregados de simbologia que se escondem nos gestos e palavras que se constituem na fórmula sacramental.
Ajudar a compreender o mistério escondido nos gestos, palavras e símbolos dos sacramentos da iniciação é o objetivo deste segundo livreto. Como nos lembra o documento de Aparecida:
“É um grande desafio que questiona a fundo a maneira como estamos educando na fé e como estamos alimentando a vivência cristã. É urgente que se ofereça uma modalidade de iniciação cristã, que eduque realmente na fé, pois ela tem sido pobre e fragmentada”. (doc. Aparecida 287)
Numa linguagem simples, objetiva e de fácil compreensão, trato da teologia dos sacramentos e da unidade Batismo-Crisma-Eucaristia.


INTERNET

diacsergioliturgia.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário